Bom dia! Hoje é sexta-feira, 14/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Formação da Classe Trabalhadora
Educandos do Ensino Fundamental aprendem e ensinam na Oficina Pedagógica
A oficina reúne mais de 300 trabalhadores para refletir as transformações no mundo do trabalho
05/10/2007


As quatro turmas de Ensino Fundamental que funcionam em Sapiranga, através do convênio entre o Instituto Integrar, a prefeitura local e o CEFET- Pelotas se reuniram no dia de ontem(03.10.07) para finalizar o eixo temático trabalhado “Transformações no Mundo do Trabalho” com um grande debate e apresentações dos educandos.

O debate aconteceu com a temática as transformações do mundo do trabalho a partir da ótica dos trabalhadores; as mudanças ocorridas; as lutas dos trabalhadores; as possibilidades que se apresentam hoje e qual o papel dos trabalhadores na conjuntura atual. E também na ótica dos que constroem o processo científico, das novas tecnologias, o papel das escolas técnicas, a construção do conhecimento para a classe trabalhadora, e as possibilidades que se apresentam nos dias de hoje.

Em Sapiranga os educandos se sentiram prestigiados com a presença do prefeito Nelson Spolaor, a secretária da educação Cleide do Prado, do Coordenador do Integrar Paulo Chitolina, do secretário do Planejamento Anilton Pereira, do representante do sindicato dos metalúrgicos Alcedir e do professor Assis do Cefet.

Os educandos, por sua vez, expuseram seus trabalhos construídos ao longo desse eixo temático e apresentaram poesias, paródias e músicas de suas autorias. O que se viu nesse espaço foi, além da construção de conhecimentos, uma manifestação de cidadania.

Na cidade de Passo Fundo, que acontece o curso com cinco turmas, a oficina acontecerá no dia 05 desse mês. Lá também os educandos estão se preparando com entusiasmo para mostrar as diferentes construções pedagógicas que fizeram ao longo desse eixo temático, e contam com a presença do representante do Instituto Integrar e vice presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos Marino Vani, do prefeito municipal Airton Dipp, do presidente do sindicato dos metalúrgico de Passo Fundo Ailton Araújo, e o representante do Cefet professor Renato Meireles.

O professor Renato Meireles fará uma apresentação sobre o mundo do trabalho e a educação a partir das novas tecnologias, e qual é o papel de quem constrói o conhecimento em ciências e domina as novas tecnologias, quais as perspectivas para a classe trabalhadora na atualidade. E o representante do Integrar Marino Vani vai falar a partir das transformações que aconteceram e que fez os trabalhadores vivenciarem um processo de reestruturação produtiva, e quais são as possibilidades da classe trabalhadora daqui pra frente.


Por: Docimar Querubin e Soloá Citolin

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente