Boa tarde! Hoje é quarta-feira, 28/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Estudantes-sindicalistas dos EUA fazem intercâmbio com CNM/CUT
Roteiro incluiu visita a nosso sindicato na segunda, dia 10 de março. CLIQUE AQUI
11/03/2008


Desde o dia 7 de março, uma comitiva formada por dois coordenadores e nove estudantes estadunidenses está no Rio Grande do Sul no projeto de intercâmbio entre o Instituto Integrar (um projeto da CNM/CUT) e a Universidade de Indiana, que desde 2005 oferece aos estudantes-trabalhadores oriundos dos Estados Unidos a oportunidade de ver de perto o trabalho desenvolvido pelo Integrar, sindicatos e movimentos sociais no estado.

Durante dez dias os participantes do programa cumprem uma extensiva programação de visitas e reuniões informativas, debatendo com ativistas de diversas áreas sobre o trabalho e a realidade cotidiana brasileira. Em sua maioria, a lista de participantes é formada por sindicalistas da United Steelworkers of America (USW), United Autoworkers of America (UAW), pesquisadores e ativistas comunitários.

Todos são estudantes no Programa de Estudos de Trabalho da Universidade de Indiana (Indiana University/ School of Social Work/ Labor Studies). O objetivo principal do programa é permitir o aprendizado com a experiencia brasiliera e fazer comparações com sua propria realidade.

O grupo é coordenado por dois professores da Universidade, William Mello e Ruth Needleman. Ruth é professora do Programa de Estudos de Trabalho da Universidade de Indiana, Northwest. William Mello, é professor, no mesmo programa na Universidade de Indiana, Kokomo.

Antes de se-transferir para os Estados Unidos, Mello, que é brasileiro, foi trabalhador metalúrgico no Brasil.

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, Marino Vani, que é vice-presidente da CNM/CUT e Coordenador Nacional do Instituto Integrar, 'esta é uma oportunidade única para os estudantes estadunidenses entenderem como funciona a estrutura sindical no Brasil, desde a formação de mão-de-obra qualificada por meio do Instituto Integrar, como nas campanhas salariais nas fábricas e a importância do sindicato na política brasileira'.

No roteiro de visitas, a delegação norte-americana foi recebida em nosso sindicato pelo prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, o secretário de Planejamento Urbano, Anilton Pereira, e pelos dirigentes sindicais da entidade, entre eles Mauri Schorn, Alcidir de Oliveira, João Aldino e Cassemiro Freitas, que falaram da realidade dos metalúrgicos de nossa base, como o sindicato funciona, o compromisso da entidade com a educação/formação dos trabalhadores, entre outras informações. Neste dia, à tarde, os americanos foram conhecer o Morro Ferrabraz, no local onde os praticantes de vôo livre praticam a modalidade esportiva. Também visitaram a turma do Integrar. À noite, a comitiva foi recebida para um jantar na sede do sindicato. A delegação retorna aos EUA no domingo (16).

Veja quem compõe a Delegação de 2008:

Coordenadores: William J. Mello e Ruth Nelldmann
Kim L. Smith (Charleston) - (USW) - South Carolina
Sarah Elizabeth Travis (Chicago) - Indiana University - Northwest
Cheryl A. DeCero (Chicago) - (USW) - Gary/ Indiana
Anthony J. Timmons (Chicago) - (USW) - Gary/ Indiana
Courtney A. DeCero (Chicago) - Indiana University - Bloomington
Anita Rene Dawson ( Lansing) - United Autoworkers- GM
Jin Young Park (Indianapolis) - Indiana University - Bloomington
Alycia Christine Cotton (Chicago) - (USW) Gary/ Indiana
Katina Morenike West - Indiana Univeristy - Indianapolis


(com informações da Assessoria de comunicação do sindicato)


Por: CNM/CUT - Assessoria de Imprensa

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente