Boa tarde! Hoje é terça-feira, 27/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


MULHERES REÚNEM-SE PARA CELEBRAR SEU DIA
Companheiras comemoraram os 100 anos do 8 de março, Dia Internacional da Mulher
O encontro foi realizado no domingo, 14 de março, e foi coordenado pela companheira Maria Eunice
15/03/2010


O Sindicato dos Metalúrgicos, por meio da iniciativa da vice-presidente Olinda Lopes, promoveu no domingo, 14 de março, a partir das 15 horas, um coquetel para celebrar o Dia da Mulher e o centenário da conferência da ONU que decidiu que o 8 de março passaria a ser internacionalmente o dia pelo qual as companheiras poderiam celebrar e comemorar seu dia, e homenagear as 130 operárias que, nesta data, em 1857, ocuparam uma fábrica de tecidos para reivindicar a redução de jornada e melhores condições de trabalho, mas foram trancadas e assassinadas num incêndio criminoso promovido pelo patrão.

Antes do coquetel, foi realizado um debate para discutir o papel da mulher na sociedade atual e estudar alternativas para diminuir ou acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher no mundo do trabalho. Segundo Olinda Lopes, "mesmo com todos os avanços sociais e trabalhistas, as mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, assédio moral, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Nós, mulheres, temos que nos organizar ainda mais em busca de igualdade e respeito".

"O nosso sindicato é e sempre vai ser parceiro de todas as mulheres, especialmente daquelas que lutam, que acreditam em nossa organização e querem viver num mundo e numa sociedade mais justa, humana e fraterna. Aliás, mobilizações como esta devem ser frequentes e não esporádicas, organizadas somente para celebrar o 8 de março. Elas devem fazer parte da rotina do sindicato", conclama Mauri Schorn, presidente do sindicato.

Durante o encontro, também foram realizadas atividades lúdicas para integrar as companheiras presentes. Essas atividades foram coordenadas pela ex-dirigente sindical metalúrgica e ex-secretária de formação da CUT, Maria Eunice Dias Wolf (veja foto acima).


Por: Assessoria de Comunicação Social

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente