Boa tarde! Hoje é quarta-feira, 21/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES
Celebração do 1° de Maio da CUT/RS será em Sapiranga
CUT vai centralizar no Viaduto Presidente Kennedy protestos e reivindicações da Classe Trabalhadora
11/04/2012


Sapiranga volta a ser o centro das atenções nos próximos dias. Isto porque a CUT/RS vai centralizar na cidade as celebrações do 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, mais precisamente junto ao Viaduto Presidente Kennedy com a RS 239, local onde iniciou a repressão da Brigada Militar que culminou no assassinato do dirigente sindical sapateiro, Jair da Costa, há mais de seis anos.

Cabe lembrar que, na ocasião, o sindicalista participava de uma manifestação que reivindicava um olhar mais atento das autoridades para o setor calçadista que, negligenciado pelo governo Rigotto, passava por um momento de forte crise e mais de 20 mil demissões. Jair foi preso e, depois de algemado (portanto, sem condições de reagir), foi esgoelado por brigadianos que, posteriormente, alegaram que ele teria supostamente roubado a chave de ignição de uma das motocicletas da corporação.

Embora oficialmente o temário não cite a realização de um ato de protesto contra o covarde crime ocorrido em setembro de 2005, os participantes prometem abordar a questão e reivindicar a transferência do caso para Porto Alegre.

Oficialmente, além de celebrar as conquistas contabilizadas através da luta dos trabalhadores, o 1° de maio da CUT/RS na cidade pretende protestar e pressionar os governos para implementarem a demanda histórica da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, a defesa do emprego decente, contra a desindustrialização e o fator previdenciário, entre outras bandeiras de luta.

Participe você também.


Por: Assessoria de Comunicação Social

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente