Boa noite! Hoje é quarta-feira, 12/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Congresso da CUT-RS debate conjuntura, traça plano de ação e elege um metalúrgico como presidente
30/05/2012

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Claudir Nespolo foi eleito presidente da CUT-RS para a gestão 2012/2015, no encerramento do 13º CECUT, realizado em Porto Alegre entre os dias 25 e 27 de maio.

Nespolo recebeu pouco menos de 60% dos votos válidos do congresso, composto por 645 delegados, sendo 44% mulheres e 56%, homens.

Nosso sindicato foi representado pelos dirigentes Celso Portela e Mauri Schorn, que será o delegado de nossa base metalúrgica no 11° Congresso Nacional da CUT (CONCUT), a ser realizado entre os dias 9 e 13 de julho, em São Paulo.

O 13° CECUT iniciou na noite da sexta-feira, 25, em Porto Alegre, tendo como tema central “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos”, para fortalecer os instrumentos e planos de ação para enfrentar a crise econômica mundial, juntamente com outras entidades do movimento social organizado.

No dia seguinte, sábado, os delegados fizeram uma profunda análise e debates da conjuntura Internacional e Nacional. No final da manhã, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), visitou o congresso e questionado sobre as pautas de reivindicações da classe trabalhadora no Congresso, especialmente as que tratam das terceirizações, redução da jornada e fim do fator previdenciário. Maia rebateu dizendo que, embora muitos projetos já tenham sido votados e aprovados pela Câmara Federal, alguns ainda dependem de debates nas comissões e de acordos entre as bancadas para serem votados. “Neste caso, é importante que a classe trabalhadora continue fazendo pressão para derrubar a resistência das bancadas conservadoras, que mais defendem os interesse patronais e trancam as votações”, disse. Apesar disso, revelou, este ano é favorável para que os projetos da redução da jornada, a Convenção 158 e a Convenção 151 sejam votados. Após o debate sobre a conjuntura estadual, os delegados votaram as teses de conjuntura e balanço da gestão da entidade.

No domingo, terceiro e último dia do congresso, os delegados aprovaram moções e consumaram o processo eleitoral que escolheu o metalúrgico Claudir Nespolo presidente da CUT.

Por: Assessoria de Comunicação Social

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente