Boa tarde! Hoje é terça-feira, 20/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Na Dinamarca CNM/CUT participa do Congresso de criação do IndustriALL
18/06/2012

O Sindicato Global IndustriALL é o resultado da fusão das federações internacionais dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, químicas e têxteis, que representa 50 milhões de trabalhadores no mundo.

A fusão das federações internacionais FITIM – Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, ICEM – Federação Internacional dos Sindicatos do Ramo Químico, da Energia, da Mineração e Indústrias Diversas e FITTVC – Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis, Vestuário e Couro vai formar um único sindicato global com o nome de IndustriALL – onde “ALL” simboliza a união de todos. O Congresso da Fusão começou hoje, 18, e vai até 20 de junho, em Copenhagen, Dinamarca.

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT está representada no Congresso de Fusão dos Ramos, pelas companheiras e companheiros dirigentes da entidade: Rosilene Matos, vice-presidente, Fábio Dias, 2º vice-presidente da CNM/CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana, João Cayres, Secretário-Geral, Valter Sanches, secretário de Relações Internacionais, Loricardo de Oliveira, secretário de Política Sindical, Christiane Aparecida dos Santos, secretária de Igualdade Racial e Leandro Soares, secretário de Juventude. Também participam do encontro na Dinamarca, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, Wagner Firmino de Santana, Secretário-Geral do SMABC e e Rebeca Azevedo, da CSE na Mercedes-Benz (Brasil) e dirigente do SMABC.

O Congresso reúne 1300 delegados de mais de 150 países, representando 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras nos setores metalúrgico, químico e têxtil.

Para o Secretário-Geral da FITIM, Jyrki Raina, o novo sindicato global vai reunir vários heróis. “Entre os delegados estão os heróis que estiveram na linha de frente da luta pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores. Muitos já apanharam, foram presos e tiveram suas vidas ameaçadas e agora estarão juntos para aprovar um novo plano de ação para assegurar mais garantias e solidariedade global aos trabalhadores”, disse Raina.

"IndustriALL vai desafiar o poder das empresas multinacionais como a Rio Tinto e BHP", disse Jyrki Raina. "Esperamos negociar em um nível global, com os gigantes globais”, afirmou ele.

Nessa reconfiguração do sindicalismo internacional, o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Sanches detecta uma possível tentativa de reduzir a participação da América Latina. “A nossa intervenção, dos sindicatos da CUT, é no sentido de que a organização realmente priorize a atuação em países onde o trabalho precário é mais grave”, afirma o dirigente.

Para o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, esta fusão é um grande avanço no sentido de unificar a luta da classe trabalhadora em defesa dos seus direitos, mas não é só isso. “É também a oportunidade de avançarmos mais rumo à criação de uma sociedade socialista. Só ao atingirmos essa meta, o objetivo central da nossa luta terá sido alcançado”, disse Cayres.

No mês passado, a mesma fusão foi anunciada formalmente entre as federações das três categorias no continente europeu. Reunidos em Bruxelas, Bélgica, 550 delegados e convidados participaram da criação do IndustriALL Europa, com 7 milhões de trabalhadores na base. “A influência do sindicato não se deverá apenas à força do número de membros, mas a nossa clara determinação de ser um ator poderoso, decidido e eficaz na cena política europeia”, afirmou o presidente da entidade, Michael Vassiliadis.

O Sindicato Global IndustriALL vai representar os trabalhadores e as trabalhadoras em uma ampla gama de setores como extração de petróleo e gás, mineração, geração e distribuição de energia elétrica, metalúrgico, construção naval, automotivo, aeroespacial, engenharia mecânica, eletrônica, produtos químicos, de borracha, papel e celulose, materiais de construção, têxteis, vestuário, couro e calçados e também serviços ambientais.

O novo site, http://www.industriall-union.org irá ao ar amanhã, 19, às 14h.

Por: Mara Grabert, com informações da FITIM

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente