Boa tarde! Hoje é sábado, 08/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Governo Tarso lança Complexo Naval do Jacuí e consolida RS na indústria oceânica
24/08/2012

O governo gaúcho lançou na terça-feira, 21 de agosto, em cerimônia no Palácio Piratini, o Pólo Naval do Jacuí, por meio de umm protocolo de intenções assinado com a empresa Iesa Petróleo e Gás, que irá investir R$ 100 milhões no município de Charqueadas na construção de uma unidade para atender uma encomenda de pelo menos US$ 720 milhões da Petrobras. O projeto da empresa proporcionará a criação de mais de 1,2 mil empregos diretos, podendo chegar a mais de 6 mil, contando os indiretos. O ato, que contou com a participação do governador Tarso Genro e da presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, consolida a posição do Rio Grande do Sul na indústria oceânica brasileira.

Além do protocolo de intenções com a Iesa, Tarso também assinou acordos que vão garantir a instalação de mais dois projetos no Polo do Jacuí: o da Metasa (que produzirá as estruturas metálicas dos módulos de produção da Iesa), em Charqueadas; e o da Intecnial (que fabricará módulos elétricos), em Taquari. As duas empresas assinaram, durante o evento, um compromisso de financiamento com o Badesul.

Ao apresentar a estratégia de expansão da indústria oceânica, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, salientou as diretrizes da Política Industrial e a capacidade do parque fabril do Estado de dar respostas às demandas da exploração de petróleo e gás no Brasil. "O Rio Grande do Sul tem condições para receber novos pedidos e executá-los no prazo e a preços atrativos. Este cenário se aplica tanto ao Polo Naval de Rio Grande, que está em estágio mais avançado, ou a este que nasce agora", disse Knijnik.

Ao agradecer o apoio do Governo do Estado, o presidente da Iesa Óleo e Gás, Valdir Carreiro, destacou a sinergia com a Secretaria de Desenvolvimento, com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e com a prefeitura de Charqueadas. "Queremos ser os indutores da viabilização do Polo Naval do Jacuí", ressaltou.

Por: Stimepa, Jornal Já e Governo do RS

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente