Metalúrgicos do Brasil entregam pauta nacional 05/07/2007
Milhares de metalúrgicos de todas as regiões do país, em uma grande demonstração de unidade e força estiveram juntos na quarta, 27 de junho, em São Paulo, para entregar a pauta de reivindicações do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, nas sedes da Fiesp, Anfavea e Sindipeças. Entre eles estava o dirigente de nosso sindicato, Alcidir de Oliveira.
Os metalúrgicos reivindicaram salários justos e iguais em todo o país, mais atenção às cláusulas sociais e apresentaram o estudo “Do Salário às Compras”, elaborado pelo Dieese, que mostra as disparidades salariais na categoria, ao passo que o custo de vida é praticamente igual em todo o país, e dá toda a argumentação para as reivindicações da campanha nacional, como piso salarial unificado e redução da jornada de trabalho.
“Foi uma data histórica para os metalúrgicos da CUT. Demonstramos nosso poder coletivo nesta grande mobilização que luta pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho. Afinal, se o custo de vida ou até mesmo os produtos feitos pelos metalúrgicos têm o mesmo valor, porque o salário é diferente?”, questionou Carlos Alberto Grana, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). Segundo ele, o acordo nacional visa estabelecer um novo patamar de relações do trabalho, já que as diferenças salariais não são ruins apenas para os trabalhadores. “As indústrias perdem porque, ao tratar os trabalhadores de forma diferenciada, estabelecem entre si uma concorrência desleal e predatória”, afirmou o dirigente.