Inicia hoje o Fórum Social Mundial Palestina Livre 28/11/2012
Marcha, conferências, debates e lançamento de livro compõem a agenda cutista contra o apartheid de Israel
Confira as principais atividades da CUT no Fórum Social Mundial Palestina Livre
Inicia na tarde de hoje, 28 de novembro, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial temático que tem como principal objetivo discutir a realidade a que está submetido o povo palestino e reivindicar liberdade e autonomia para a Palestina, hoje subjugada por Israel. “O evento reunirá dezenas de milhares de ativistas de cerca de 40 países de todos os continentes e pretende fazer ecoar a solidariedade ao povo palestino pelo planeta, ampliando a pressão pelo reconhecimento ao seu Estado, livre e soberano”, declarou João Antonio Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT.
A Central Única dos Trabalhadores preparou uma extensa lista de atividades autogestionadas para o Fórum Social Mundial Palestina Livre, grande parte em parceria com entidades e organizações populares brasileiras e internacionais que se somam contra a política de terrorismo de Estado e de apartheid de Israel.
Confira as principais atividades cutistas e programe-se:
Dia 29 – Quinta-feira
13h30 – Hotel Embaixador – Salão Diplomata
Lançamento do livro à Causa Palestina e debate “A educação na Palestina e seus educadores”, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com a presença do presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas.
14 h – As esquerdas Palestina e latino-americana: Diálogos sobre a paz, a soberania e a descolonização. Atividade organizada pelas Fundações Perseu Abramo, Mauricio Grabois e o Foro de São Paulo
15 h - 17ª Marcha dos Sem - A tradicional caminhada sairá da Praça Otávio Rocha e seguirá pelas principais ruas do centro de Porto Alegre até a chegada à Usina do Gasômetro.
17 h - Marcha de abertura. Concentração no Largo Glênio Peres e passeata até a Usina do Gasômetro, às margens do rio Guaíba, onde, às 19 horas, iniciam shows e outras atividades culturais.
Dia 30 – Sexta-feira
9 h – Mezanino da Usina do Gasômetro
Conferência Por um Mundo sem Muros, bloqueios, discriminação racista e patriarcado, com a participação do presidente da CUT, Vagner Freitas, e do secretário de Relações Internacionais da CUT, João Antonio Felício.
16h30 – Usina do Gasômetro
Plenária Estado da Palestina, já, com a presença de Nabil Shad, representante da Autoridade Nacional Palestina e secretária de relações internacionais do Al Fatah.
18h30 – Assembleia Legislativa – Auditório Dante Barone
Proteção Social e Direitos Trabalhistas na Palestina. Atividade organizada pela CUT, CGIL e FIOM (Itália), CCOO (Espanha) e centrais sindicais palestinas.