Boa tarde! Hoje é quinta-feira, 22/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Defesa Civil de Sapiranga atende famílias atingidas pela enchente
18/07/2007

A Comissão Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Sapiranga, com equipe das secretarias de Planejamento Urbano, Saúde e Assistência Social, além do Corpo de Bombeiros, prestou atendimento médico e social nas tardes de segunda e terça-feira (16 e 17/07) à comunidade atingida pela enchente. São moradores das margens do Arroio Sapiranga, na Vila Passo da Cruz, Zona rural do município. A situação mais grave é de famílias que permanecem ilhadas na margem direita do arroio. Cidadãos receberam medicamentos e cestas básicas.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Anilton Pereira, foi utilizado um barco para atender aos moradores desta localidade. “Lá existem oito casas e os moradores só têm acesso de barco”, destacou. A dona de casa Terezinha Dione Adams, 49, é uma das moradoras da margem direira. Ela saiu de casa na sexta-feira, antes da água entrar e até segunda-feira (16/07) ainda não tinha condições de retornar. “Moro lá com meu filho, nora e dois netos e tivemos que abandonar. Não sei ainda o que poderei salvar de minha casa”, reclamou.

Das famílias visitadas na margem esquerda, na segunda-feira, na rua onde desabou a ponte Passo da Cruz, na semana passada, seis pessoas receberam medicamentos. O caso de saúde mais grave identificado foi uma crise de hipertensão. A Secretaria de Saúde tem a preocupação, sobretudo, com a possibilidade de haver casos de leptospirose nas pessoas que tiveram as casas invadidas pela água.

O morador Ireno Diniz da Rosa, 73 anos, mora no local há 18 anos e é a segunda vez que enfrenta uma enchente tão violenta. “Tivemos duas cheias brabas, graças a Deus não fomos tão atingidos dessa vez”, revelou. Rosa mora com a esposa Paulina, 72, e mais um filho de 37. “Perdemos toda nossa horta”, reclamou Paulina.

Por: Cátia Cylene - Assessoria de Comunicação Social

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente