Bom dia! Hoje é quinta-feira, 22/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Metalúrgicos de Caxias podem decretar greve
20/07/2007

Os trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul e Região não descartam a possibilidade de greve se a patronal não apresentar uma proposta que contemple as reivindicações da categoria. A reunião entre os representantes do empresariado e dos metalúrgicos aconteceu nesta quarta (18) e a comissão sindical, composta por dirigentes do Sindicato, espera avançar nas negociações.
A direção do Sindicato já pensa em greve, mas é cautelosa ao falar sobre o assunto. O presidente Assis Melo diz que a greve é um instrumento valioso dos trabalhadores e só pode ser utilizado em última instância. “Temos lutado por esse direito que já esteve ameaçado, por isso tratamos o assunto com muita prudência e seriedade,” justifica.

Os metalúrgicos, que já estão em campanha salarial desde o início de junho, continuam realizando assembléias nas portas de fábrica e, agora, voltam suas forças para a mobilização da assembléia do dia 23, onde todos irão avaliar a nova proposta apresentada pelos empresários.

O sindicato reclama da intransigência do patronato que, mesmo faturando alto, não quer reduzir o lucro e pagar um salário mais justo aos trabalhadores. Por isso, caso os trabalhadores não fiquem satisfeitos, entrar em estado de greve pode ser uma opção.


A Categoria e o Pedido dos Trabalhadores

Em Caxias do Sul existe, hoje, cerca de 45 mil metalúrgicos numa base territorial que compreende os municípios de Antônio Prado, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua, Vale Real e Nova Roma do Sul.

Além do reajuste de 12%, os trabalhadores querem aumentar o período de auxílio creche, de um (1) para seis (6) anos de idade, insalubridade, redução da jornada sem redução salarial, de 44h para 40h, liberdade sindical dentro das fábricas, diminuição da rotatividade e elevação do piso para R$ 1 mil, padronização do desconto de transporte em 3% do piso e unificação da data-base para 1º de setembro.

Por: Assessoria de Imprensa

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente