Boa noite! Hoje é sábado, 23/03/2019.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Instituto Integrar


Outubro Rosa, tempo de combate ao câncer de mama
01/10/2016

O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. O tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença.

Com o objetivo de falar da importância do diagnóstico precoce, além de desmistificar conceitos em relação ao câncer de mama, entidades como o nosso sindicato alertam para este problema que acomete quase 60 mil novos casos todo o ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

É muito importante que a mulher conheça e explore o próprio corpo. A maior parte dos tumores é sempre descoberta pela mulher pela prática do autoconhecimento, que é indispensável e faz toda a diferença na hora do diagnóstico.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia revela que o risco de ter câncer de mama aumenta consideravelmente em mulheres na pré e pós-menopausa, que apresentam excesso de gordura corporal especialmente na região abdominal.

A pesquisa também mostrou que as altas medidas da circunferência da cintura podem provocar um risco significativo para complicações metabólicas e cardiovasculares.

A ginecologista Hilda Fonseca explica que os sintomas do câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis no corpo:

— A mulher deve ficar atenta a mudanças do tamanho da mama, vermelhidão ou inchaço no mamilo. Tocando com as mãos é possível perceber se há nódulo ou caroço na mama ou nas axilas. Pode haver liberação de líquidos que pode ser sangue ou água, além de feridas no mamilo.

Para saber mais:
http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/sobre-o-cancer/
http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama.asp
https://www.facebook.com/outubrorosa1/

Por: Assessoria de Comunicação

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 35991225 - e-mail: stmetal@simbr.com.br
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente