Boa tarde! Hoje é sábado, 15/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Mais inclusão social: Instituto Integrar e prefeitura de Sapiranga assinam convênio para formar 120 trabalhadores e trabalhadoras
07/08/2007

O Instituto Integrar e a Prefeitura Municipal de Sapiranga assinaram no último dia 01 de agosto convênio para realização de um curso de Educação Profissional articulado com o Ensino Fundamental. O curso beneficiará 120 trabalhadores adultos no município. As aulas terão início previsto para o dia 06 de agosto de 2007 e acontecerão nas escolas Municipais Pastor Rodolfo Saenger, Ayrton Senna, Waldemar Carlos Jaeger e Dr. Décio Gomes Pereira.

A Confederação Nacional dos metalúrgicos da CUT - CNM/CUT desenvolve através do Instituto Integrar diversos programas de Educação Profissional. Dentre eles, destacam-se os cursos de formação em nível de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos de Extensão Universitária, Gestão e Planejamento, Economia Solidária e Inclusão Digital.

O Programa Integrar Ensino Fundamental é desenvolvido pelo Instituto Integrar há 10 anos no Rio Grande do Sul, neste período já formou mais de 2.500 trabalhadores.

Mauri Schorn, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga ressaltou que o Sindicato sempre esteve preocupado com a formação dos trabalhadores. "Estamos há 10 anos desenvolvendo diversas ações de formação em parceria com o Integrar. Neste período, formamos mais de 200 trabalhadores com Ensino Fundamental e centenas de outros trabalhadores em Inclusão Digital, Gestão e Planejamento, entre outros cursos desenvolvidos". Mauri finaliza observando que "é importante a parceria que a atual administração municipal de Sapiranga está fazendo neste momento, pois beneficiará cerca de 120 trabalhadores de todas as categorias profissionais"

Para Paulo Chitolina, coordenador estadual do Instituto Integrar, "a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Sapiranga visa contribuir para a implementação de uma política pública de Educação de Jovens e Adultos, ampliando as oportunidades para que os trabalhadores, através de um percurso formativo, não apenas articulem a educação básica com a formação profissional, mas também que seja um elemento estratégico para a democratização das relações sociais e de trabalho e para a promoção da cidadania".

A secretária municipal de Educação, Cleidi Fátima do Prado, ressalta que "a experiência desenvolvida pelo Integrar de uma educação diferenciada poderá ser vivenciada na rede pública de Sapiranga. Estamos felizes, pois esse curso contribuirá na construção de uma nova metodologia de ensino para a Educação de Jovens e Adultos de Sapiranga".

O Prefeito Municipal Nelson Spolaor destacou a importância da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Integrar e o Sindicato dos Metalúrgicos. Para Spolaor "o projeto será de suma importância para os trabalhadores que participarão, pois o Integrar construiu uma metodologia diferenciada de educação de adultos. O conhecimento prático precisa caminhar junto com o conhecimento teórico. Inclusive as empresas esperam que o trabalhador tenha hoje um desempenho diferenciado do que era esperado décadas atrás".

Spolaor finaliza destacando que "em minha experiência pessoal como professor percebi a diferença no interesse em aprender dependendo da faixa etária dos sujeitos. Enquanto o jovem está na sala de aula sabendo que tem todo o tempo para aprender, o adulto sabe que o tempo dele é curto e deve ser aproveitado o máximo possível. Portanto, nada mais justo do que nós, poder público, possibilitarmos aos adultos com mais de 25 anos o resgate de um direito de todos principalmente com um projeto que considera esta realidade como é o Integrar".

O convênio assinado contemplará 120 (cento e vinte) trabalhadores que iniciarão as aulas no dia 06 de agosto e que, em março de 2008, receberão o certificado de conclusão em Ensino Fundamental expedido pelo Centro Federal e Tecnológico de Pelotas - CEFET, conforme portaria do Ministério da Educação nº 183 de 19 de dezembro de 1997.

Por: Instituto Integrar RS

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente