Boa tarde! Hoje é Domingo, 25/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Brasil figura pela 1ª vez entre países de alto desenvolvimento humano
30/11/2007

Pela primeira vez, desde 1975 - quando a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a calcular a qualidade de vida de diversos países - o Brasil passa a integrar o grupo de alto desenvolvimento humano. O resultado, na avaliação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, mostra que o País está na rota correta ao conciliar estabilidade, crescimento econômico e políticas de inclusão e justiça social. “Estamos no caminho certo e acredito que haja espaço para subirmos mais posições neste ranking da ONU”, comentou o ministro, após a cerimônia de apresentação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no dia 27/11, em Brasília (DF), da qual também participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Sérgio Rezende(Ciência e Tecnologia).

Patrus Ananias lembrou, no entanto, que o Brasil ainda tem uma dívida social muito grande e “a avaliação do governo sobre os números do IDH não é ufanista”. Mas ele destacou a importância que diversas nações têm dado aos programas sociais brasileiros. “Há um reconhecimento internacional muito forte da área social do nosso País”, salientou.

Calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH avalia expectativa de vida, escolaridade e renda por pessoa. O índice varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo de um, melhor é a qualidade de vida das nações. Os resultados de 2007 revelam que o Brasil atingiu 0,800 no IDH. No ranking com 177 países, a posição brasileira é a de número 70. Em primeiro lugar ficou a Islândia, com IDH 0,968, e Serra Leoa, em último (0,336).

Por: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente