Boa tarde! Hoje é segunda-feira, 03/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Educandos do Integrar participam de atividade sobre no 1º de Maio
05/05/2008

Atividade aconteceu no dia 30 de abril e teve a participação de mais de 400 pessoas O evento teve: banda marcial, declamação de poesia e debate sobre a história do trabalhador

O Instituto Integrar e a Prefeitura de Sapiranga desenvolvem, pelo segundo ano consecutivo, o Ensino Fundamental, para adultos, que visa à formação para o trabalho e a cidadania. Destina-se a trabalhadores (as) desempregados (as) ou empregados (as), com idade acima de 25 anos. Estes educandos serão certificados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET), através de uma parceira que já dura mais 11 anos com o Instituto Integrar.

O curso é dividido em quatro (04) eixos temáticos: Transformações no Mundo do Trabalho; Economia e exclusão social; Cidades e Políticas Públicas; e, Gestão e Planejamento. Neste ano (2008) tem a participação de 190 trabalhadores do município.

Dentre as atividades pedagógicas desenvolvidas, com as turmas do Ensino Fundamental, os educandos aproveitam momentos importantes que acontecem no município, como a homenagem pelo dia do trabalhador.

Na noite de 30 de abril de 2008, as cinco turmas do Programa Integrar participaram de um belo momento de apresentações e reflexões sobre o dia do trabalhador no Centro Municipal de Educação Ayrton Senna. Os educandos foram saudados pelo prefeito, Sr. Nelson Spolaor, pelo Secretário de Educação Robson Forcin e pela diretora do Centro de Educação Cleide do Prado.

O evento iniciou com a apresentação da banda marcial, seguindo com a declamação de poesias de autoria do senhor Jairo Brum Gomes e belas apresentações dos educandos do Centro.

Como ponto alto da noite houve a palestra da historiadora doutora Dóris Magalhães, que discorreu sobre a história do trabalhador, ressaltando o valor do trabalhador e seu papel na formação da nação brasileira.

Para finalizar, todos puderam saborear um delicioso carreteiro, onde educandos, educadores, prefeito e demais presentes celebraram o dia do trabalhador.

Para os educadores Alexandro, Carina, Cíntia, Marione e Rosane, momentos como este são ímpares, pois possibilitam, além do entrosamento entre os educandos, uma reflexão agradável sobre seu papel como trabalhador e cidadão.

Por: Instituto Integrar

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente