Boa noite! Hoje é segunda-feira, 19/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Educandos de Sapiranga criam embalagens decoradas com material alternativo
30/05/2008

Reciclagem do lixo e consciência ambiental fez parte da atividade

O Laboratório Pedagógico torna-se um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos

O Instituto Integrar tem como concepção de educação o desenvolvimento integral do ser humano. A base para esse trabalho se fundamenta na construção de pressupostos que se embasam em uma educação que contribua na formação da emancipação humana. Os trabalhos desenvolvidos pelos educandos se constituem de diferentes linguagens, o que possibilita a eles aprenderem não só conteúdos e a leitura da realidade, mas também a ter um aprendizado que se volte para o resgate da cultura popular.

Em um dos laboratórios pedagógicos a educadora Carina Gabriela Schmitt desenvolveu um trabalho com embalagens de caixa de leite. Esse trabalho, com as embalagens, mostrou aos educandos que o que é considerado lixo pode ser transformado em algo para ser novamente utilizado. Assim, ao mesmo tempo em que debatiam sobre o meio ambiente, as freqüentes agressões ao mesmo, também construíam algo que mostrava à eles que é possível cuidar melhor do nosso planeta com medidas simples de cuidado.

Reaproveitaram caixas de leite criando embalagens para presentes e sacolas decoradas. Com esse trabalho os educandos puderam aprender diferentes maneiras para utilizar o que antes era considerado lixo. Os educandos confeccionaram as embalagens para dar de presente, outros fizeram caixa para guardar fotos e, também, objetos para decoração de ambientes.

As embalagens fizeram sucesso pela escola e também nas famílias. A turma se entusiasmou com o trabalho feito, e para quem quiser continuar a produzir esses materiais, pode ser uma fonte de renda.

Esse curso de ensino fundamental acontece a partir de uma parceria entre o Instituto Integrar, a prefeitura de Sapiranga e o CEFET- Pelotas.

Por: Instituto Integrar - Soloá Citolin

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente