Bom dia! Hoje é sexta-feira, 14/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Pressão em Brasília para ajudar o setor metal-mecânico
16/07/2008

A recuperação do setor de máquinas e implementos agrícolas, que tem fechado empresas e demitido trabalhadores desde 2005, segundo os empresários em função das alterações climáticas (seca) no Rio Grande do Sul e taxa de câmbio, foi o principal tema tratado em Brasília esta terça-feira, dia 15, em Brasília.

A reunião dos empresários, representantes dos trabalhadores e políticos da Região Planalto do RS, acompanhados do deputado Marco Maia (PT/RS), foi inicialmente com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Representando a Federação dos Metalúrgicos do RS, esteve presente o diretor João Carlos Moraes, que acompanha desde o ano passado, a discussão em torno de uma proposta de criação de linhas de financiamento capazes de recompor as perdas do setor.

Após a conversa com Paulo Bernardo a comitiva reuniu-se com o Coordenador-Geral das Indústrias Metalúrgicas e de Bens de Capital, Ronaldo Melo, do Ministério do Desenvolvimento (MDIC) e diretores de diversas áreas do Ministério. A ele, a comitiva apresentou diagnóstico do setor, que no RS responde por 65% das Indústrias existentes, a maioria localizada no interior.

O grupo saiu satisfeito dos encontros e a equipe do MDIC, já está trabalhando para agregar as demandas do setor em planos de ações setoriais que estão sendo produzidos no Ministério.

Para o presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Milton Viário, é fundamental que o governo federal consiga encaixar em seus projetos e linhas de financiamento, condições favoráveis à recuperação do setor metal-mecânico. “Esta é uma das condições para que os trabalhadores não sejam novamente punidos com demissões, como costuma sempre acontecer em momentos de crises anunciadas”, comentou Milton, lembrando que os setores coureiro-calçadista e o moveleiro tiveram atenção especial do governo, no momento em que atravessaram o mesmo tipo de situação.

Por: Site da Federação dos Metalúrgicos do RS

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente