Sociedade se mobiliza contra a prorrogação dos pedágios, mais um projeto sacana da governadora Yeda 28/11/2008
Em todo o Estado, diversas entidades e municípios estão promovendo atos e manifestações contra a prorrogação dos contratos de pedágios, proposta enviada pelo governo do Estado através do projeto Duplica RS.
As atividades estão acontecendo em várias cidades onde estão sendo formados Comitês Contra a Prorrogação dos Pedágios. Protestos e audiências públicas, com o objetivo de esclarecer a comunidade, já foram realizadas em municípios como Gravataí, Portão, Caxias do Sul, Vacaria.
O PL 279/2008, enviado pela governadora Yeda Crusius, além de prorrogar sem licitação os contratos de pedágios por mais 20 anos, traz diversos aspectos ilegais como a falta de anuência do Governo Federal para a renovação das concessões em rodovias federais, além das concessões de pedágios terem problemas, como o superfaturamento de empresas, apontado pela CPI dos Pedágios,
O governo não age de forma transparente em relação ao processo, já que não abre concorrência para outras empresas interessadas e prefere manter as mesmas concessionárias que estão sendo beneficiadas desde 1998. Em outros Estados, onde foram realizadas licitações públicas, os usuários hoje contam com tarifas mais baratas e maior qualidade na prestação dos serviços.
O projeto, que tramita em regime de urgência na Assembléia Legislativa, não tem condições de ser votado como está.