Boa tarde! Hoje é quinta-feira, 22/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Coletivo nacional de saúde da CUT define plano de ação
07/04/2009

O seminário do coletivo nacional de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente (CNSTMA) da Central Única dos Trabalhadores realizado no início do mês de abril, definiu durante o encontro o seu plano de ação para o próximo período. Entre as atividades previstas estão a realização de seminário sobre saúde do trabalhador; encontro dos representantes da CUT nos Conselhos Estaduais de Saúde; encontro dos representantes da CUT nos Conselhos Estaduais da Previdência Social; encontro de saúde durante o 10 ° CONCUT; a Conferência Internacional sobre Sistemas Públicos de Saúde (SUS) e as mobilizações do dia 28 de abril - "Dia Mundial em memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho".

Um dos assuntos mais debatidos foi a falta de prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e a promoção da saúde para melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora. O médico sanitarista Marco Perez, que abordou as tendências políticas em saúde do trabalhador no Brasil, comparou a situação do país em relação às vítimas de acidente de trabalho ao problema do trabalho infantil e da mão-de-obra escrava. Para ele, muito já foi feito para eliminar o que chamou de chagas sociais, mas ainda é preciso mais para minimizar esses problemas.

A formação de representantes da CUT nos debates sobre o tema foi apontada como fundamental para avanços. Para a coordenadora do Cist - Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, Maria Isabel da Silva (Bel), o grande desafio está em garantir a inclusão de ações nos planos estaduais e municipais de saúde.

Sobre o dia 28 de abril o diretor do Instituto Nacional de Saúde do Trabalhador (INST), Dary Beck Filho, falou das atividades que serão realizadas em Brasília. "A idéia é fazer um ato unificado após realizaremos um seminário que terá com base a discussão da lei 8.213, de 1991, que trata das leis da Previdência e, que em nossa avaliação tem uma definição equivocada sobre acidente de trabalho. Nossa intenção é diagnosticar e expor o problema para a partir daí iniciar um processo de mobilização para que em 2010 possamos entrar com uma proposta de modificação desta lei".

Conferência Mundial de Saúde

A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Universal dos Sistemas de Saúde e Segurança Social, formalmente lançado no III Fórum Social Mundial sobre a Saúde em Belém do Pará, marcada para ocorrer no final deste ano, promete esquentar ainda mais o debate.

Um dos principais objetivos da Conferência, na qual a CUT estará representada, será fortalecer sistemas existentes, através da troca de experiências, conquistas e desafios ou obstáculos comuns; estimular outros países que adotem um modelo universal de saúde; estabelecer canais regulares de comunicação e cooperação entre governos, movimentos e instituições acadêmicas.

Países como Brasil, Cuba, Costa Rica, Venezuela, Canadá, Sri Lanka, Botsuana, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Itália, Portugal, Malásia, Nova Zelândia, Austrália, Tailândia, Uruguai, Japão, Coréia do Sul, Vietnã, Irlanda, Síria, Tunísia, Suíça e Holanda já confirmaram presença.

Por: CUT - Central Única dos Trabalhadores

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente