Bom dia! Hoje é terça-feira, 04/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Milhares comparecem à 12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora
01/05/2009

Em torno de 15 mil pessoas se reuniram hoje para acompanhar, no município de Gravataí, a 12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora. Com a presença de centrais sindicais, movimentos sociais, e trabalhadores de todo o Estado, a romaria teve como ponto central o tema: Paz com justiça social na vida dos trabalhadores e trabalhadoras e o Lema: “Não somos máquinas, pessoa humana é o que somos”.

Lá os romeiros encontraram um importante espaço de reflexão, de denúncia e de apontamento de saídas para as contradições sociais presentes no mundo do trabalho, dentre as quais os trabalhadores e trabalhadoras são compreendidos apenas enquanto uma máquina geradora de lucros. Segundo Clarice Dal Médico da Pastoral Operária, os responsáveis pela crise do capitalismo agora tentam empurrar e cobrar do trabalhador e da trabalhadora a conta da crise do capitalismo que eles mesmos criaram. Clarice destaca que uma das formas de contrapor esse movimento capitalista são os Projetos de Economia Popular Solidária que geram trabalho e renda para os trabalhadores, trazendo dignidade e justiça.

As Romarias têm uma história muito bonita e caracterizam uma expressão da Igreja que se compromete com as lutas do povo, especialmente na conquista de direitos fundamentais dos mais pobres e excluídos de nossa sociedade. Nesse primeiro de maio, a 12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora, não representou apenas uma caminhada que começa e termina em um único dia. Ela exigiu um longo tempo de preparação, de reflexão e de articulação. Tornar públicos os problemas do mundo do trabalho, possibilitando a reflexão e a tomada de consciência de valores humanos e cristãos que devem ser exaltados na nossa sociedade. O Mundo do Trabalho ainda tem sede e fome de justiça e de paz.

A organização da romaria foi feita pela Pastoral Operária do Rio Grande do Sul -Arquidiocese de Porto Alegre e do Vicariato de Gravataí.

Por: Kiko Machado - Assessoria Deputado Estadual Dionilso Marcon

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente