Boa tarde! Hoje é sábado, 08/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Paim recebe abaixo-assinado contra o Fator Previdenciário
20/05/2009

Dirigentes representando as mais de 40 entidades sindicais que compõem o FSST - Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador entregaram ao senador Paulo Paim (PT-RS) as milhares de assinaturas do abaixo assinado exigindo o fim do perverso Fator Previdenciário, coletadas no 28 de abril, por ocasião da realização das celebrações do Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A entrega do abaixo-assinado foi realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, na segunda, 18 de maio, numa reunião-almoço que teve a presença do presidente do nosso sindicato, Mauri Schorn.

“O senador Paim é um dos mais aguerridos opositores deste mecanismo que foi criado em 1999 pelo ex-presidente FHC e que modificou pra pior os critérios de cálculo dos benefícios. Ele está nos ajudando a combater essa regra injusta e vai levar as assinaturas para o Congresso Nacional, onde a questão está sendo debatida”, resumiu Mauri.

Paim explicou que o Fator Previdenciário leva em consideração a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida do segurado, que cresce todo o ano. “Atualmente, os requisitos para a aposentadoria são 35 anos de contribuição para homens e 30 para as mulheres. Um homem com 35 anos de contribuição e 50 anos de idade, perde hoje cerca de 39% do valor da sua aposentadoria por causa do Fator”, afirmou.

Quer dizer, numa fase da vida em que o trabalhador mais precisa manter seu padrão de vida, depois de ter trabalhado grande parte desta vida, acaba tendo seus rendimentos absurdamente reduzidos. Pra fugir desta realidade, grande parte dos trabalhadores adiam a aposentadoria até uma idade em que, depois, pouco podem aproveitar.

Por: Assessoria de Comunicação do sindicato

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente