Boa noite! Hoje é terça-feira, 11/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Comunicação é pauta de Conferência Intermunicipal em Sapiranga
30/09/2009

A democratização da comunicação sobre a ótica de quem faz o jornalismo, a publicidade, e a relação dos comunicadores com a opinião pública e os monopólios da mídia foram temas da 1ª Conferência Intermunicipal da Comunicação, realizada na terça, 29, no auditório da Secretaria de Educação de Sapiranga.

O evento começou pela manhã com uma mística de abertura e o painel “A Democratização da Comunicação”, com o coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Schröeder e o professor da PUC, Osvaldo Biz.

Schröder enfatizou que a democratização da comunicação no Brasil enfrenta um revés de alguns setores do empresariado que controla a mídia, com violação de preceitos assegurados na própria Constituição Brasileira. “Esses preceitos que estão regulamentados na nossa Carta Magna não estão sendo cumpridos”, declarou.

Já Osvaldo Biz fez uma leitura crítica, apresentando dados comparativos do conhecimento do público sobre como eles veem os diferentes meios de comunicação, interesses na concessão pública, ditadura do IBOPE e na mão de quem estão os monopólios e oligopólios da mídia. “Há uma estreita relação entre os donos da mídia, as empresas anunciantes e o público. Esta relação acontece através da audiência e, é claro, nos lucros que está audiência traz aos veículos e às empresas”, explicou.

Ainda na parte da manhã, o correspondente da Rede BBC em Beirute, jornalista Tariq Saleh, falou da sua experiência jornalística no Oriente Médio e a influência política de determinados grupos ligados às religiões no contexto profissional e quanto à informação. “Em alguns países, os governos locais monitoram muito o trabalho dos profissionais. Há, no mundo árabe, uma polarização da mídia”, disse Saleh.
Na parte da tarde foi realizado o painel “O Desafio da Digitalização das Mídias”, com a editora-assistente da redação multimídia dos jornais diários do Grupo Sinos, Mary Silva; o diretor do jornal O Polvo, Maurício Carvalho e a professora da Feevale, Neuza Ribeiro. O painel tratou do desafio da digitalização das mídias, produtos segmentados, Internet e mídias comunitárias.

O prefeito de Sapiranga Nelson Spolaor afirma que em alguns casos os meios de comunicação tendem a moldar valores, formar opinião de maneira conflitante e criticou a espetacularização da mídia. “A liberdade de imprensa é importante, mas temos que pensar a democratização da gestão da comunicação sobre este ângulo”.

Cidades da região se mobilizam

No dia 07 de outubro, Novo Hamburgo estará realizando a Conferência Municipal de Comunicação, no prédio Azul da Feevale, das 8h30min às 18h. Já no dia 13 de outubro, a Conferência será em São Leopoldo, das 9h às 18h, no Teatro Municipal. E Canoas realizará a Conferência Metropolitana no dia 14 de outubro, 7h30min às 18h30min, no prédio 14 da Ulbra.

As Conferências Municipais são preparatórias para a etapa estadual, que será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. E a I Conferência Nacional de Comunicação ocorre em Brasília, nos dias 1°, 2 e 3 de dezembro.

Por: CUT - RS

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente