Bom dia! Hoje é sábado, 08/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Trabalho Decente mobiliza sindicatos em 25 países. CUT vai ao Congresso
07/10/2009

Jornada Mundial pelo Trabalho Decente reivindica condições de liberdade, igualdade, segurança e dignidade para homens e mulheres em suas atividades profissionais

A Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, agendada mundialmente para esta quarta-feira (7), no Brasil, será marcada por ações das centrais sindicais no Congresso. Os dirigentes sindicais vão apresentar aos congressistas as reivindicações de Trabalho Decente que têm relação com a realidade dos trabalhadores brasileiros.

O conceito é empregado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde a década de 1990 e inclui questões relacionadas à condições salariais e de trabalho dignas, incluindo direitos, segurança no exercício das atividades, entre outros temas.

Segundo João Felício, Secretário de Relações Internacionais da CUT, no Brasil, o conceito "dialoga com a aprovação da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, com a ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, com a luta pela atualização dos índices de produtividade da terra, que acelerará a reforma agrária e trará mais justiça ao campo; com a defesa das imensas riquezas do pré-sal para o povo brasileiro". As convenções mencionadas pelo sindicalista dizem respeito, respectivamente, a garantir negociação coletiva para trabalhadores do setor público e veto a demissões imotivadas.

A jornada foi convocada pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e pela Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA). No continente americano, estão previstas atividades em 25 países.

A reportagem da Rede Brasil Atual entrevistou Ivan Gonzalez, coordenador político da CSA, que está na Argentina participando da Conferência Interamericana dos Ministros do Trabalho da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na entrevista, Gonzalez explica a importância do Trabalho Decente e as ações nesse sentido no Brasil.

Qual o conceito de Trabalho Decente adotado pela CSA?

Trabalho Decente (TD) é um conceito relativamente novo que surgiu dos debates da OIT em 1998 e se constituiu num conjunto de princípios internacionais para proteção dos direitos dos trabalhadores frente à política de livre mercado. O TD surgiu da necessidade de reivindicar um conteúdo social dos Estados, diante do poder da economia e tem como centro a garantia dos direitos fundamentais como liberdade sindical e negociação coletiva. Além disso, incorpora conceitos como diálogo social, proteção da saúde e segurança no trabalho, não discriminação, eliminação do trabalho escravo e infantil. São todos conteúdos para contrapor os exageros do livre mercado.

CUT e centrais ocupam o Congresso nesta quarta para pressionar por projetos de interesse da classe trabalhadora

Nesta quarta, dia 7 de outubro, lideranças sindicais da CUT e das centrais estarão no Congresso Nacional, visitando gabinetes e pressionando por audiências com deputados e senadores, com o objetivo de exigir a aprovação de projetos de interesse da classe trabalhadora. A atividade no Congresso terá início às 10h.

A pressão sobre os parlamentares antecede a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, que levará milhares de trabalhadoras e trabalhadores a Brasília no próximo dia 11 de novembro.

A CUT e as centrais vão cobrar:
- redução da jornada de trabalho sem redução de salários
- ratificação das convenções 151 e 158 da OIT
- atualização dos índices de produtividade da terra
- aprovação da PEC do trabalho escravo
- retirada dos projetos que pretendem sacramentar a precarização causada pela terceirização e aprovação do projeto da CUT (PL 1621/07)
- aprovação da lei de valorização permanente do salário mínimo

Por: Rede Brasil Atual e CUT

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente