Bom dia! Hoje é terça-feira, 04/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Prefeitura luta para manter todo o Grupo Ferrabraz (Südmetal) em Sapiranga
09/10/2009

O que antes era apenas um boato se confirmou recentemente quando o sindicato descobriu que os diretores do Grupo Ferrabraz (Südmetal) pretendiam fechar as empresas sediadas em Sapiranga, Estância Velha, São Leopoldo, Gravataí e Sapucaia do Sul, transferindo-as para Osório, aproveitando-se de áreas e incentivos fiscais que supostamente seriam concedidos pela prefeitura daquela cidade. Apenas 20% da mão-de-obra seria deslocada para lá, provavelmente funcionários detentores de cargos de confiança das empresas. O restante do quadro funcional seria descartado, causando centenas de desempregos na região metropolitana.
Para impedir que isso acontecesse, levando em conta que os patrões estariam dispostos a negociar com outras prefeituras, os sindicatos metalúrgicos das bases atingidas e a Federação dos Metalúrgicos encamparam a luta para convencer o Grupo a manter os negócios e os postos de trabalho aqui na região metropolitana.

O nosso sindicato fez mais: buscou e conquistou o apoio da prefeitura de Sapiranga. O metalúrgico, presidente licenciado de nosso sindicato e atual secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Anilton Pereira, e o prefeito Nelson Spolaor (PT), sensibilizados com o clima de preocupação enfrentado pelos trabalhadores e cientes da importância de manter a Ferrabraz em Sapiranga, nos ajudaram na empreitada. Uma comissão de negociação foi montada para estudar a apresentar alternativas para a direção do Grupo Ferrabraz, que tem raízes históricas na cidade. Essa comissão - formada pelo prefeito e mais cinco secretários municipais - propôs não só a permanência da Ferrabraz na cidade, mas a vinda de todas as unidades para Sapiranga. O município já disponibilizou uma área para o grupo instalar as empresas e já adiantou os estudos de impacto ambiental feitos por técnicos da prefeitura e da empresa.

Agora é só torcer para que tudo dê certo e o empenho dos dirigentes sindicais e dos membros do poder Executivo de Sapiranga seja coroado de êxito, mantendo o Grupo Ferrabraz (Südmetal) em nossa base.

Por: Assessoria de Comunicação do Sindicato

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente