Bom dia! Hoje é Domingo, 09/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Metalúrgicos vão apresentar pauta nacional para parlamentares gaúchos
01/06/2007

A Federação dos Metalúrgicos (FTM/CUT) promove na segunda-feira, 4 de junho, uma plenária estadual dos metalúrgicos do RS com os parlamentares gaúchos para apresentar a pauta nacional estratégica da categoria, definida em abril passado. O encontro será realizado às 14 horas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Entre os parlamentares que confirmaram presença estão os três senadores gaúchos - Paulo Paim, Pedro Simon e Sérgio Zambiazi. Por meio da plenária, a categoria irá propor um comprometimento das bancadas gaúchas na Câmara e no Senado Federal relativamente aos cinco itens desta pauta. São eles:

Emprego

A categoria quer acrescentar um “S” (de social) ao PAC - Plano de Aceleração do Crescimento, propondo que o governo só repasse verbas públicas mediante contrapartida social vinculada à geração de empregos diretos.

Salário

Há uma estimativa de que o salário metalúrgico hoje equivale a 76% do salário de 1995. Daquele ano até 2003, os salários não acompanharam o crescimento da economia e as bases metalúrgicas ficaram com essa defasagem salarial. Os metalúrgicos querem recuperar esta perda de forma escalonada, até 2011, via Congresso Nacional.

Jornada

Atenuar o desgaste físico causado pelo ritmo acelerado da produção e, ao mesmo tempo, gerar novos postos de trabalho. Estes são, em síntese, os motivos para retomar a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais em nosso país, sem redução de salários.

Previdência

Retirada do Fator Previdenciário dos cálculos das aposentadorias dos trabalhadores. Há um projeto de lei do senador Paim engavetado no Congresso estabelecendo que a fórmula seja utilizada apenas para os benefícios concedidos após 29/11/99.

Sindical

A Constituição garante, mas falta uma lei que regulamente a contribuição assistencial resultante de negociação coletiva, o que faz com que os patrões imponham restrições à esta forma de sustentação das entidades sindicais dos trabalhadores.

Por: Geraldo Muzykant, assessor de Imprensa

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente