Boa tarde! Hoje é Domingo, 25/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Nos Metalúrgicos de Canoas, 1ª Ciranda da Rede de Educação Cidadã aprofunda educação popular junto ao FSM 10 Anos
19/09/2009

De 19 a 29 de janeiro, um grupo de 100 educadores(as) populares de todo o Brasil montará sua tenda no Rio Grande do Sul onde participa da 1ª Ciranda do Programa Nacional de Formação, cujo tema é: “metodologia da educação popular”. A Atividade faz parte do Programa Nacional de Formação da Recid e acontece no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas-RS.

O objetivo desta Ciranda é garantir o aprofundamento coletivo da vivência da metodologia da educação popular e dos princípios e diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP), potencializando também a sistematização coletiva das experiências.

Temas como a história da educação popular no Brasil, a perspectiva da educação popular crítico Freireana, falas significativas, levantamento de temas geradores, pesquisação, entre outros, farão parte do aprofundamento do grupo que participa da Ciranda. Na prática, ressalta a equipe de coordenação, esta atividade que fortalecer o trabalho do educador popular que atua na ponta com diferentes grupos.

Esta atividade integra as ações do Programa Nacional de Formação (PNF), elaborado coletivamente pelos educadores populares da Recid em 2009. O PNF tem como objetivo maior “fortalecer os processos de formação na base de grupos e núcleos e a organização popular com os(as) trabalhadores e grupos vulneráveis, tendo em vista a conquista dos direitos e a construção de um Projeto Popular para o Brasil”.

Esta ciranda se realizará em 3 momentos pedagógicos relacionados:
a) Aprofundamento e vivência sobre a concepção, a metodologia e o método da educação popular crítico-freireana – 19 a 24/01 – Com todos os(as) educadores(as) concentrados em Canoas-RS.
b) Participação descentralizada (os/as educadores/as se dividirão por temas e eixos) nas atividades auto-gestionadas do Fórum Social 10 Anos – 25 a 27/01 – Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre-RS.
c) Sistematização das experiências – 28/01 – Todos(as) os(as) educadores(as) em Canoas
d) 29/01 – Encerramento do FSM – Todos em Porto Alegre

O exercício de realizar esta Ciranda junto ao FSM, segundo Selvino Heck, assessor especial da Presidência da República, é para nos provocar a pensar qual o papel da Rede de Educação Cidadã, como instrumento a serviço das causas populares, neste momento da história e sobre quais exigências e desafios são colocados para aqueles(as) que se colocam a serviço de um processo de libertação popular.

Durante a Ciranda, os(as) educadores(as) vão acolher e analisar as cartas pedagógicas enviadas pelos estados, nas quais constam uma avaliação do processo da Recid em cada localidade. Antônio Gouvêa, professor da Universidade Federal de São Carlos e da PUC de São Paulo, e Maria Guadalupe, professora da rede pública de educação de Porto Alegre-RS, vão se revezar na tarefa de fazer a assessoria à Ciranda.

Outras duas Cirandas estão previstas no Programa Nacional de Formação, com temas: Projeto de Sociedade e Modelo de Desenvolvimento e comunicação, entre outros.



Mais informações: Talher Nacional – Falar com Willian Bonfim - Fone: (61) 3411-3899 ou Fax: (61) 9979 4440 - e-mail: willian.bonfim@planalto.gov.br

Por: Willian Bonfim - Talher Nacional

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente