Boa noite! Hoje é terça-feira, 20/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Fórum da Educação aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira
27/01/2010

Com a temática “Educação Planetária para Uma Vida Sustentável” foi aberto oficialmente, nesta manhã desta quarta-feira (27/01), em Sapiranga, o Fórum Social Mundial (FSM) 10 anos. Com atividades que seguem até a noite de quinta-feira, 28, o FSM está sendo sediado no Parque do Imigrante e conta com representações de diversos países.
Na abertura o prefeito Nelson Spolaor fez uma saudação calorosa aos participantes, palestrantes e equipes que trabalham na organização do Fórum. “O mundo clama por solidariedade e este evento aqui na nossa cidade tem o objetivo de ser um grande debate, com trocas de teorias e experiências”, salientou.

Organizadora do FSM em Sapiranga a secretária de Educação, Cleidi do Prado, destacou que a motivação do Fórum na Cidade das Rosas e do Voo Livre, como é conhecida a cidade, é também uma forma de defesa da construção de um outro mundo com espaço para a diversidade cultural, em que a educação seja priorizada por todos. “Que sejamos todos mais responsáveis por este planeta e que o FSM guie sempre o nosso pensar e o nosso agir”, ressaltou.

A deputada federal Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, lembrou das lutas travadas em prol da educação no Vale do Sinos e a batalha pela implementação de uma escola técnica em Sapiranga. “Não poderia ser diferente em Sapiranga, estarmos aqui hoje abrindo um fórum de discussões que valoriza a educação, assim como já faz a Administração Popular com a rede municipal de ensino municipal”.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, num breve relato destacou a sua trajetória política e social. Falou sobre as políticas de segurança pública que se relacionam com as de educação. “A maior vitória do neoliberalismo não são as eleições. É o fato de ter fragmentado os seres humanos, de ter os igualado a animais que lutam pela sobrevivência imediata. E quem luta pela sobrevivência imediata não vê o próximo. Daí gera mais e mais violência”, declarou.

A abertura contou também com momento cultural: Planeta Retornável, com apresentações de Hip-Hop e da Banda Marcial Municipal de Sapiranga. Participaram também da solenidade de abertura, o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) João Batista Xavier e o presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Delso Ivan Civa.
Na seqüência da programação da manhã desta quarta-feria, ocorreu a primeira conferência do evento sob o tema “Educação Popular e Políticas Públicas: Uma reflexão sobre a América Latina”, que conta com a participação de painelistas do Peru, Colômbia, Venezuela e Brasil.

Por: Núcleo de Comunicação do FSM/Sapiranga

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente