Boa tarde! Hoje é quinta-feira, 22/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


7º Congresso dos Metalúrgicos: veja as propostas originadas nas oficinas de trabalho
14/06/2007

Na manhã do terceiro dia do 7º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, os 400 delegados e observadores internacionais participaram de quatro oficinas de trabalho, discutindo os temas: Educação do Trabalhador; Trabalho Precário e Terceirização, Saúde, Segurança e Previdência e Economia Solidária, Ações Solidárias e Cidadãs.

Os trabalhadores sistematizaram propostas originadas a partir das discussões e de projetos apresentados.

Educação do Trabalhador - As principais propostas a serem apresentadas no final da tarde para a oficina que discutiu a educação, são de que é preciso revigorar a formação de dirigentes sindicais para enfrentar os novos desafios da agenda sindical, como por exemplo, participação no Sistema S e ampliação de ensino técnico e superior.

Outro ponto definido nesta oficina é que a CNM invista em programas de formação profissional e escolaridade no ensino médio e fundamental. A oficina também quer fortalecer, nos diferentes âmbitos, os espaços de formação.

Trabalho Precário e Terceirização - Nesta oficina, os participantes querem estabelecer garantias mínimas aos trabalhadores terceirizados. Que o mesmo regime de contratação dos trabalhadores diretos seja garantido para os indiretos, principalmente com relação a salário e condições de trabalho. Também propuseram que os sindicatos procurem estabelecer estratégias para organizar e representar os terceirizados.

Outra proposta que será apresentada é que a CNM elabore estudos sobre a terceirização na indústria metalúrgica, para combater e minimizar as diferenças salariais, de condições de trabalho, segurança e saúde.

Saúde, Previdência e Segurança - Os delegados participantes dessa oficina aprovaram proposta de criação da secretaria de Saúde, Previdência Social e Meio Ambiente. Querem acabar com o fator previdenciário e a correção do Perfil Profissiográfico Profissional (PPP). Querem criar um banco de dados agregando todos os acordos já firmados sobre o tema Saúde e Segurança pelos sindicatos de metalúrgicos.

Economia Solidária, Ações Solidárias e Cidadãs - Durante as atividades da oficina, os delegados reivindicam a construção de uma rede de informações pela CNM para a socialização de informações, bem como a realização de vídeo conferências e seminários que permitam a articulação das diversas iniciativas do tema. Os delegados também querem a construção de espaços para a realização de debates e que os sindicatos auxiliem os trabalhadores a manter os postos de trabalho, construindo cooperativas. Além disso, querem visitas periódicas da UNISOL aos sindicatos e a criação de uma universidade para a formação de profissionais de economia solidária, defendida pelo movimento sindical.

O 7º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT termina no dia 15, sexta feira, e discutirá como tema central 'Desenvolvimento, Emprego, Renda e Soberania Nacional'. Reúne 40º delegados de 96 sindicatos metalúrgicos filiados à CNM-CUT em todo o país, que representam 1 milhão de trabalhadores dos setores automotivo, eletro-eletrônico, bens de capital, siderúrgico, alumínio, naval e aeroespacial. O evento também conta com a participação de 40 delegados internacionais que vieram do Canadá, Suécia, Alemanha, Itália, França e EUA.



Fonte: Valter Bittencourt e Tânia Trento, especial para o 7º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

Por: CNM/CUT - Assessoria de Imprensa

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente