Centrais não aceitam índice do governo de 6,9% e se mobilizam pelo reajuste de 14% 19/05/2010
Na manhã desta quarta-feira, 19, as centrais sindicais participaram de uma reunião com o deputado estadual, Heitor Schuch (PSB), sobre o reajuste do salário mínimo regional. O reajuste apresentado pelo executivo foi de 6,9%. O índice reivindicado pelos trabalhadores, com base na recomposição das perdas do mesmo, à partir de sua criação até os dias atuais, segundo cálculo do DIEESE é de 14%.
O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, ressaltou que o índice apresentado é menor que o reajuste do salário mínimo nacional. “O índice do mínimo nacional foi de 9,67, estamos abaixo do salário mínimo. Mais do que nunca, precisamos nos mobilizar”, declarou.
O aumento oferecido pelo governo gaúcho é de pouco mais de R$ 1,00 por dia. O Rio Grande do Sul foi o pioneiro na implantação de um salário mínimo regional e hoje tem o pior piso, dos Estados que adotaram o salário regional.
Na próxima terça-feira, 25, haverá uma grande mobilização das centrais sindicais na Assembleia Legislativa, a partir das 11h. Na tarde de hoje, às 16h, os sindicalistas se reunirão com o presidente do parlamento, Giovani Cherini (PDT).
Piso regional – projeções de reajuste
Faixa Lei em vigor Governo (6,9%) Trabalhadores (14%)