Bom dia! Hoje é quarta-feira, 21/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Mulheres trabalhadoras participam de ato com Dilma em São Paulo
17/08/2010

Militantes sindicais reúnem-se hoje (17) com Dilma para reivindicar igualdade de oportunidades no trabalho entre homens e mulheres. A CUT não participa da organização nem da infraestrutura do encontro que é realizado na capital

Mulheres militantes sindicais das seis centrais sindicais realizam hoje (17) um encontro com Dilma Rousseff, que teve início às 11h, na cidade de São Paulo. O encontro acontece na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade.

As militantes vão entregar para Dilma a "Plataforma das Mulheres Trabalhadoras para as Eleições 2010". No documento, várias propostas para ampliar os direitos das mulheres no mercado de trabalho.

Dentre as propostas, como garantia de creche nas empresas com mais de 100 trabalhadores, destaca-se a reivindicação por igualdade de salários entre homens e mulheres que desempenham funções semelhantes e igualdade de oportunidades na carreira.

Um instrumento que pode ajudar a construir tal igualdade é a ratificação da Convenção 156 da OIT, que prevê, por parte do país signatário, o compromisso na busca por essa mudança.

"É uma luta que já desempenhamos, e nossos sindicatos incluem essa reivindicação em suas campanhas salariais. Porém, o empenho pela ratificação da Convenção 156 se explica porque a ratificação do texto vai dar suporte institucional à mudança", explica Rosane da Silva, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT.

A Central Única dos Trabalhadores não participa da organização nem da infraestrutura do encontro.

Para vigorar, as convenções da OIT precisam ser enviadas pelo governo federal ao Congresso, aprovadas pelos parlamentares e depois receberam legislação complementar.

Por: CUT

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente