Bom dia! Hoje é Domingo, 09/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


ELEIÇÃO PRESIDENCIAL TERÁ 2° TURNO
03/10/2010

Dilma Rousseff (PT) ficou em 1º lugar com 46,91% dos votos válidos, seguida por José Serra (PSDB) com 32,61% dos votos válidos. Marina Silva (PV) ficou em 3° lugar, com 19,33% dos votos válidos.

Dilma Rousseff (PT) ficou muito próxima de conquistar a presidência da República ao conquistar 46,91% dos votos válidos (47.651.434 eleitores). Essa extraordinária votação, no entanto, não foi suficiente para elegê-la no 1° Turno. Ela vai disputar o 2º turno com o candidato José Serra (PSDB), que obteve 32,61% dos votos válidos (33.132.283 eleitores) e foi beneficiado com o crescimento da terceira colocada, Marina da Silva (PV), que obteve 19,33% dos votos válidos (19.636.359 eleitores).
Dilma teria sido prejudicada pela vergonhosa cobertura jornalística dos grandes veículos de comunicação do país, que tentaram colar seu nome a um rumoroso caso de tráfico de influência existente na Casa Civil e construir nela a imagem de alguém sem preparo e sem carisma para assumir o principal cargo do país. A favor de Serra, a mídia teria ignorado a repressão aos professores e aos movimentos sociais (a exemplo de Yeda Crusius aqui no Estado), as 83 CPIs engavetadas pelo PSDB paulista nos últimos anos, a falta de carisma e o autoritarismo do ex-governador, o fato de Serra esconder o ex-presidente FHC porque este teria quebrado o Brasil em seus oito anos de governo, ter sido o governo das privatizações, dos pedágios e do FMI, entre outros motivos.

Como a quantidade de votos apurada não foi suficiente para vencer no primeiro turno - para se eleger, um candidato precisa obter mais da metade dos votos - a eleição presidencial será decidida em segundo turno, em 31 de outubro. Agora, tanto Dilma quanto Serra tentam buscar o apoio dos outros candidatos derrotados, principalmente da senadora Marina da Silva, que demonstrou muita garra e conquistou a simpatia de uma importante fatia dos eleitores brasileiros.

Por: Geraldo Muzykant - Assessor de Comunicação Social

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente