Bom dia! Hoje é Domingo, 09/08/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


METALÚRGICO CUTISTA DESMASCARA JOSÉ SERRA E SUAS MENTIRAS
20/10/2010

Segundo José Lopes Feijóo, quem criou o seguro-desemprego foi o governo Sarney, em 1986, e quem criou o FAT foi o canoense Jorge Uequed, que era deputado federal do PMDB na época. O fato é confirmado por reportagem publicada pela Agência Folha, do Jornal Folha de São Paulo, em 2002.



O metalúrgico do ABC e vice-presidente da CUT, José Lopes Feijoó, desmascarou o candidato pelo PSDB à presidência da República José Serra, que afirma ter sido o criador do seguro-desemprego e da fonte de recursos deste benefício, o FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

A entrevista pode ser acessada no vídeo postado no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=mhhk5LL5rBk&feature=player_embedded).

Ao ser entrevistado pelo Jornal da CUT e TV CUT (http://tv.cut.org.br), Feijóo esclareceu que José Serra não criou nem o seguro e nem o FAT.

Um levantamento feito junto aos anais do Congresso Nacional confirma que não há a menor base para as afirmações do político tucano, pois o seguro-desemprego foi criado pelo decreto 2.283, de 27 de fevereiro de 1986, pelo então presidente José Sarney. Recentemente, o ex-presidente e atual presidente do Senado Sarney confirmou que Serra não teve nenhuma participação. "Não sei de onde ele tirou que criou o seguro-desemprego. O seguro foi criado no meu governo. Na época, ele era secretário de Economia e Planejamento do governador Franco Montoro, em São Paulo", disse.

O fato foi confirmado em agosto de 2002, pela Agência Folha, do Jornal Folha de São Paulo (veja em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u35700.shtml). A manchete: "Serra não criou o seguro-desemprego" originou-se porque, na época, a chamada Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT) contestava a declaração de Serra de que teria sido o criador do benefício.

Com relação ao FAT, Feijóo revela que o autor do projeto de lei que criou esta fonte de recursos do seguro-desemprego foi o ex-deputado federal canoense Jorge Uequed, na época no PMDB, em 11 de outubro de 1988. Serra teria apresentado um projeto semelhante sete meses depois, que não foi votado por ser absolutamente desnecessário.

Por: CUT / Agência Folha / Youtube

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente