Bom dia! Hoje é sábado, 24/10/2020.
 
CUT Nacional
CUT RS
CNM/CUT
FTMRS
Gross & Klein


Centrais sindicais fazem reunião para debater o reajuste do piso regional
19/01/2011

Representantes da CUT-RS, CTB, CGTB, UGT, NCST e da Força Sindical se reuniram na manhã desta quarta-feira, 19, para discutir o reajuste do salário mínimo regional. Ficou definido que as centrais sindicais farão uma campanha unificada pelo reajuste e valorização do piso.

Os sindicalistas foram unânimes em defender a importância da unidade das entidades e a necessidade da valorização do piso ser uma política de estado permanente. O valor do reajuste deverá ser o INPC mais a média do PIB dos últimos dois anos, no Estado, e um percentual do acúmulo da perda do piso regional, desde sua criação, em 2001.

O economista do Dieese, Ricardo Franzoi, declarou que além do reajuste a ser pedido, é necessário prestar atenção nas reivindicações como inclusão de categorias e alterações de faixas. "Temos que trabalhar para que as categorias tenham o piso regional como uma referência", disse Franzoi. O economista também relatou como andam as negociações nos outros Estados que tem salário regional.

O tesoureiro da CUT-RS, Loricardo Oliveira, apresentou uma proposta de campanha midiática elaborada pela CUT-RS, que foi aprovada pelas demais centrais.

Salário mínimo nacional

As entidades também acordaram a realização de um ato público na próxima segunda-feira, 24, em frente ao "Chocolatão", em Porto Alegre. A manifestação será pelo aumento do salário mínimo nacional para R$580,00 e o reajuste da tabela do Imposto de Renda.

Governo do Estado

Antes do inicio da reunião, uma comissão do gabinete do vice governador do RS, Beto Grill, falou aos sindicalistas dos projetos que o Grupo de Trabalho das Desigualdades Sociais pretende realizar. "Hoje estamos abrindo uma porta e convidando as centrais sindicais, que representam os trabalhadores gaúchos, para construir esse projeto com a gente", disse a integrante da comissão, Irani Medeiros. O governo do Estado também criou um grupo de trabalho para debater os reajustes salariais dos trabalhadores.

Por: CUT - RS

 
   
Rua Alberto Schmidtt nº 208 - Centro - Sapiranga/RS - Fone: 3599-1225 - e-mail: stmetal@gmail.com
Copyright © Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga :::
Expediente